Pessimismo otimista

Dizem por aí que existem três tipos de pessoas. Os otimistas, os pessimistas e os realistas. E o hobby do pessimista, depois de reclamar, é se dizer “realista” para justificar seu negativismo.

A verdade é que tanto otimistas quanto pessimistas podem ser realistas. Para ser realista, basta que se conheça o mínimo sobre aquilo que está falando, e que conheça de forma empírica. Ou seja, você passa a legitimar sua rabugice ou seu arco-íris de alegria.

Eu sempre fui considerado um ranzinza de 20 e poucos anos. Mesmo quando não tinha chegado aos 20 e poucos anos. Não sei se isso é hereditário (te amo, pai!) ou se desenvolvi minha chatice sozinho. Ou os dois. O que importa é: sou um pessimista.

O que eu aprendi é que um pessimista dificilmente se decepciona. É preciso que tudo saia um cocô maior do que seu nariz já se preparava para cheirar. E isso é raro. O pessimista, por esperar o pior, ou se mantém conformado (porque o pior aconteceu) ou esboça um sorriso (porque estava errado). Já o otimista, por achar que o mundo é belo e chove açúcar, geralmente se desaponta.

Mas claro, tenho que admitir que, por ser pessimista, passo maus bocados até que a situação se resolva e prove que eu estava certo ou não. Enquanto me estresso, contudo, o otimista segue contente todo o tempo, e só se fode uma vez. (Acho que esse fui eu sendo realista. Ou pessimista em relação ao pessimismo).

Bom, acho que vocês não vão gostar deste texto. Vão achar superficial e me mandar estudar psicologia antes de agrupar a humanidade em dois segmentos reducionistas. Mas é isso, pelo menos o feriado tá aí. Só evitem o trânsito que vai estar foda. E a chuva. Sempre chove no final de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s