Mútuo – Parte II

Ele chega em sua casa e senta em seu sofá após a noite extenuante. Seus ouvidos estão zunindo, seu coração ainda está acelerado. Sempre tem dificuldade de dormir após uma apresentação. Fica inquieto, agitado, mil coisas passam pela sua cabeça, apesar de sentir um extremo cansaço.

Olha para a sua coleção de DVDs e escolhe um, escolhe um especial para esta noite: uma apresentação de Horace Silver e seu quinteto em um festival de jazz de 1976. Um achado. Ah, como ele gosta desse som. Como gosta do Horace. Já coloca a sua favorita. “Song for my father” explode em seus ouvidos e ele decide se presentear pela boa atuação da noite. Uma dose de seu doze anos favorito. Sua velha tradição. Já não bebe frequentemente por problemas de saúde, bebe apenas em ocasiões especiais, e essa noite é uma delas. É uma noite realmente especial para ele.

Após o quinto gole, enquanto o solo de Horace ao piano se propaga pela sua sala, ele se deixa desligar, apaga sua mente momentaneamente. Esquece de quem é. Agora ele pode ser o Horace Silver. Pode ser o Bob Berg ou até mesmo o seu saxofone. Pode ser até aquela mulher sentada na plateia, que esboça um sorriso tímido enquanto balança seu corpo inteiro ritmicamente. Pode ser aquele palco, aquele chão, aquele teto, aquela moça tirando fotos, aquele baixo, aquele microfone.

Mas não, ele escolhe ser o som, a unidade sonora. Som que foi feito apenas para ele ouvir, compasso por compasso, nota por nota, acorde por acorde. Som que só existe ali naquele momento porque ele está lá, porque ele ouve, porque ali sim, eles juntos fazem sentido, um para o outro. Música e ouvinte. Entre eles o entendimento é mútuo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s