Conselhos de Nietzsche ao Dr. Josef Breuer

Trechos do romance “Quando Nietzsche Chorou” de Irvin D. Yalom, nos quais Nietzsche aconselha o Dr. Josef Breuer, um dos precursores da psicanálise, sobre como superar sua infelicidade e desespero:

“Com o tempo, eu lhe ensinarei como superar [o desespero]. Você quer voar, mas não se pode começar voando. Primeiro, tenho que lhe ensinar a andar, e o primeiro passo ao aprender a andar é entender que quem não obedece a si mesmo é regido por outros. É mais fácil, muito mais fácil, obedecer a outro do que dirigir a si mesmo.”

“Naquela carta, afirmei que havia uma divisão básica no estilo dos homens: aqueles que desejam perseguir a verdade devem renunciar à paz de espírito e devotar sua vida à investigação. Eu sabia disso aos 21, há meia vida. É tempo de você aprende-lo: deve ser seu ponto de partida básico. Você deve escolher entre o conforto e a verdadeira investigação! Caso escolha a ciência, caso opte por ser libertado das cadeias sedativas do sobrenatural, caso, conforme alega, escolha evitar a fé e abraçar o ateísmo, então não poderá ao mesmo tempo ansiar pelos pequenos confortos do crente! Se você matar Deus, terá também que deixar o abrigo do templo.”

“Caso escolha ser um dos poucos que participam do prazer do crescimento e da alegria da liberdade sem Deus, terá que se preparar para a máxima dor. Eles estão interligados e não podem ser experimentados separados! Se desejar menos dor, terá que encolher, à semelhança dos estóicos, e renunciar ao máximo prazer.”

“Sombrio? Pergunte-se, Doutor Breuer, por que todos os grandes filósofos são sombrios? Pergunte-se: Quais são os seguros, os confortáveis, os eternamente radiantes? Direi a resposta: somente aqueles com uma visão tacanha: o populacho e as crianças!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s