O limite do saber

Como me incomoda conhecer tão pouco do mundo e das pessoas! Como me incomoda saber que seriam necessárias várias existências para dar conta de todo o conhecimento!

Jamais lerei uma ínfima parte do que foi e será escrito, jamais nadarei todos os mares (que banham as praias que também não pisarei). Jamais abraçarei todos os homens ou sentirei o perfume de todas as mulheres. Estou fadado a uma microscópica existência, a um pedaço minúsculo de relações e de saberes.

Penso que mesmo que dedicasse minha vida ao viajar e ao conhecer, ao desbravar, ao explorar, ainda morreria pequenino! Não há, portanto, saída. É a natureza humana ser efêmera. O mundo duro e frio é eterno e nós nada somos além de baratas tontas a vagar sob suas costas.

Mas, se é da nossa natureza, deveria eu querer tanto conhecimento? Deve haver um motivo para sermos tão pequenos. O que seria se todos fôssemos viajantes, nômades? Se toda a humanidade não tivesse lar, raízes? Se a vida fosse um eterno partir, acordar com um novo Sol, em novos ares?

Decerto que não haveria fortes pilares, tradições, culturas, sotaques, hábitos. Vejo perdidas as sólidas memórias da infância, os odores, os gostos, as paisagens. Seríamos todos retalhos, uma concha costurada, e nada teríamos para chamar de nosso.

Não é estranho, sob essa ótica, que sejamos tão pequenos afinal. Talvez seja melhor assim. Talvez sejamos mesmo predestinados a comandar e conhecer pequenos pedaços deste mundo. É por isso que somos tantos. Sozinhos, por cada qual, controlamos apenas nossos quintais. Juntos temos (alguma) ciência do todo.

Ainda assim quero ver mais. Não devo querer a onisciência, agora entendo, mas o mundo é encantador demais para conhecer, pra todo o sempre, apenas o meu pedaço dele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s