(Todo) O dia

– Vamos marcar, hein?
– Me liga!
– Ligo, sim!
– Não esquece!

Esqueço. Ou melhor, escolho não lembrar. A vida corre e eu tento alcançá-la, ofegante. Ou seria eu, em frenesi, a arrastá-la pelo colarinho? Qual de nós, afinal, está com a doença destes tempos? Com a síndrome pantudista, com o mal das horas curtas?

A vida se esvai em uma mesa ocre, com cheiro de multiuso. Nos almoços inexistentes ou engolidos às pressas. Nas reuniões, prazos, metas, relatórios. Mesmo nos cigarros, que prometem um pouco de paz, mas entregam ansiedade.

Vejo o sol descer pela janela, entre as persianas abaixadas para evitar o reflexo nos monitores. Sobre a mesa, alguns enfeites me trazem boas lembranças. Um porta-retrato com a sua foto, um brinquedo, aquela caneta que comprei em Nova York. Mas são apenas calmantes em forma de bibelôs.

A noite que não vi chegar é minha companheira. Suas luzes me levam de volta, fatigado. Os rostos cansados no metrô são cúmplices silentes. Tão absortos que eu poderia andar nu pelos vagões e não mudariam de expressão.

Lar, breve lar! Um cumprimento pro senhor meu pai, uma comida requentada, umas páginas lidas com luta. Os olhos caem, mas não a alma. Os sonhos são doentios, febris, instáveis e ácidos. Me enojam.

Mas a aurora vem aí! E com ela os planos suprimidos, as viagens adiadas, os amores esquecidos. Os sorrisos sem vida, burocráticos; o trânsito inerte, opaco. A cinzenta cidade se descortina para seus filhos, que mais uma vez retornam ao seu ventre para morrer de inanição.

Antes que eu perca por completo minha juventude nesta imundície, preciso fugir. Ainda que me falte alguma mão para apertar forte e suar junto quando o medo vier, preciso fugir.

– Vamos embora daqui?
– Me avisa!
– Aviso, sim!
– Não esquece!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s