O terno ocre

Ando sempre com um livro em mãos para aproveitar as minhas viagens diárias de metrô. Ida e volta pro trabalho, perco 2 horas. Quero dizer, perderia. É por isso que leio.

Apesar de ser um bom costume (praticamente todos os livros que li nos últimos 2 anos foram assim), a imersão na leitura me faz perder muita coisa que acontece à minha volta. Mais que isso: perco as pessoas à minha volta.

Hoje estava cansado pra ler. Saquei o celular, mas logo o enfiei de volta no bolso (acredite: tenho mais paciência pros livros). Me voltei então pra uma daquelas telas que ficam repetindo cultura inútil e lugares-comuns sem intervalos. Não aguentei ler duas das “Frases da semana”.

Então passei a olhar, finalmente, para as pessoas. Rostos comuns, como sempre. Exceto por um. Um senhor negro, óculos redondos e dourados, chapéu panamá sobre a careca, um impecável terno ocre e sapatos marrons, que de tão brilhosos poderiam servir de espelho.

No colo, trazia uma pasta, também marrom, sobre a qual apoiava as mãos marcadas, de veias enormes. Olhava para frente pensativo, sem prestar atenção a nada senão às suas reflexões.

Até que, de repente, pareceu ter uma ideia, pareceu ter chegado a alguma conclusão. Abriu a pasta, de onde tirou um bloquinho de notas velho e de folhas já amareladas. Escreveu três linhas com um lápis e parou, voltando a fitar o nada e buscando nova inspiração.

Minha curiosidade já me sufocava, queria muito saber o que ele havia criado, qual teria sido sua epifania. Seria o começo de um samba? Ou então de um poema? Não, só pode ser um samba! Olha o jeito dele de quem comanda uma roda no Bixiga!

Eu tinha que descer na estação seguinte. Numa cara de pau que não me é característica, cruzei os dois passos que nos separavam e parei ao lado dele, tentando ler o que estava escrito.

– Arroz
– Tomate
– Café

Bom… isso tudo só me fez concluir que até grandes sambistas têm que fazer despensa. Afinal, aquele terno ocre não me engana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s