Nua arte

No meu último dia de Argentina, resolvi fazer compras. Mas nada de alfajores. Fui direto à livraria – a única da pequenina El Calafate. Charmosa, miúda, com ares de estar funcionando há pelo menos 60 anos e com uma senhora simpaticíssima à porta: era um convite para deixar todos os meus pesos lá. Meu objetivo era comprar livros para os amigos e algo para mim, e todos os itens tinham que ser genuinamente argentinos. Nada de Hemingway em espanhol.

Para os meninos, Jorge Luis Borges e Júlio Cortázar. Para mim, algo mais picante, que é exatamente o tema deste texto. Como de costume, fui direto à seção de HQs. Não procurava nada específico, então fui mexendo em tudo, fuçando. Eis que me deparo com uma prateleira, digamos, “para maiores”: graphic novels que traziam belas mulheres nuas na capa. Nada de putaria, mas sensualidade, erotismo. Achei incrível encontrar esse material. E explico: nada tem a ver com meus hormônios.

No Brasil, é quase impossível ver esse tipo de trabalho nas bancas e livrarias. Eles existem, mas parecem ser “underground”, limitados a sebos e convenções de quadrinhos. Parece ser, de fato, uma empreitada muito da independente produzir HQs eróticas por aqui. Nesses mais de 15 anos de pseudo-colecionador, só consegui dois exemplares que realmente fazem juz à categoria. Uma coletânea da revista “Metal Pesado”, que traz diversos autores em curtas historietas, e uma graphic novel de Márcio Nicolosi, nome importante no cenário nacional (e talvez por isso mesmo com uma GN própria).

Agora, vamos aos artistas que coloquei na sacola: o chileno Félix Vega e o italiano Paolo Serpieri (sei que prometi apenas argentinos, mas não encontrei nenhum, infelizmente). Começo por Vega, com “Muses“. Trata-se de um compilado de ilustrações feitas entre 1993 e 2003, que trazem, como diz o próprio desenhista, “una búsqueda a través de la figura femenina. Diosas de los elementos, ángeles caidos, amazonas… chicas que viven en un universo de decadencia y glamour. Una metáfora de la lucha y el sufrimiento de la mujer a lo largo de la historia en un mundo dominado y arrasado por los hombres”.

Para cada arte há, além do título, um pequeno “poema”. Vi muita sensibilidade em Vega. Extrapola a simples retratação do corpo feminino e suas belas linhas. Abaixo, ficam quatro das minhas artes preferidas – e terei que deixar de fora os poemas por questão de espaço.

la-daga-vega     Ritual

san-jorge-y-el-dragón-vega     banderas-rojas-vega

Vamos, então, a Serpieri. Comprei “Obsesión – En Busca de Druuna“. Enquanto Vega traz desenhos “avulsos”, o italiano monta um roteiro e fala da queda e ascensão da amazona Druuna, em uma história um tanto fantástica de um mundo pós-apocalíptico consumido pela maldade do homem. E quando falo “homem”, é no sentido de gênero mesmo. A protagonista precisa lutar para fugir da sanha sexual dos monstros que a perseguem (ainda que, em muitos casos, ela queira mesmo é se render à violência deles).

Vejo uma metáfora sobre a falta de liberdade da mulher em afirmar (e concretizar) seus desejos e vontades na nossa sociedade machista. Ao mesmo tempo, há uma crítica ao ímpeto animalesco e irracional dos homens. Mas tudo isso de forma muito velada, superficial até. Serpieri não é lá muito poético como Vega. Ele caminha mais pelo sexo do que pela sensualidade. O que não é nada condenável. Muito pelo contrário: já passou muito da hora de esse pudor cínico ser extinto da grande mídia.

Abaixo, deixo apenas uma imagem da GN, pois acredito que ela seja bastante enfática e representante da obra como um todo.

druuna-serpieri

No mais, falei sobre esses caras não só porque os considero muito bons. Apresentar o trabalho deles era uma forma de eu chegar no ponto crucial: me entristece que essa categoria de arte seja tão escandalosa por aqui. Que seja considerada coisa de “pervertido”, de “adolescente em erupção”. Enquanto os nossos próprios corpos e o que queremos fazer deles forem um tabu, seguiremos em falsidade, negando nossos desejos e sedimentando uma sociedade preconceituosa e tirana – especialmente com as mulheres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s