Experimente: Gotan Project

Conheci este som na Argentina, quando passeava pela única avenida da minúscula El Calafate. Bisbilhotava as vitrines em busca de uma blusa de lã quando fui surpreendido por um tango que saía de um alto-falante instalado na frente de uma loja. Mas não era qualquer tango: era tango eletrônico. Eu sei, a ideia soa BEM esquisita, mas a mistura dá certo, acredite.

Gotan Project é uma banda, digamos, globalizada. Formada em Paris, é composta por três músicos e três nacionalidades: o fracês Philippe Cohen Solal, o argentino Eduardo Makaroff e o suíço Christoph H. Müller. E não, o nome não é em homenagem à cidade do Batman. É “tango” ao contrário.

O trio tem 15 anos de estrada, e até já deu as caras aqui no Brasil uma ou outra vez, sempre sem alarde. A bem da verdade, esse é um daqueles grupos que você não faz ideia que existe, mas conhece algumas músicas. Eles emplacaram dois singles em novelas da Globo: “Epoca”, em “Da Cor do Pecado”, e “La Gloria”, em “Morde e Assopra”.

O trabalho dos caras em si é instrumental, e eles contam com deliciosos vocais convidados, como Cristina Vilallonga e Daniel Melingo. O nome “tango eletrônico” me parece – do alto dos meus rasos saberes musicais – um tanto exagerado, mas não há definição melhor. Eles praticamente criaram um novo gênero. E que gênero! Se você curte uma pegada latina e sensual e não tem medo de experiências diferentes, é a pedida!

O álbum mais recente é de 2010, mas a produção até que tem sido constante. São sete discos: “La Revancha Del Tango” (2001), “Inspiración – Espiración” (2004), “La Revancha Del Tango Live” (2005), “Lunático” (2006), “Gotan Project Live” (2008), “Gotan Object” (2008) e “Tango 3.0” (2010). Já está mais que na hora de sair outro, hein? Torçamos para que não demore muito.

Abaixo deixo mais informações sobre o trio e minhas três músicas favoritas. O disco que comprei foi o de estreia, o qual, por sinal, é considerado o melhor da banda. E concordo com os críticos: apesar de eles continuarem inovando, nada supera o primeiro baque, a quebra de paradigmas. Com “La Revancha Del Tango” veio uma nova sonoridade, um novo ritmo, um sopro de originalidade que dificilmente será superado.

Site: http://www.gotanproject.com/
Facebook: https://www.facebook.com/gotanprojectofficial
Rdio (para ouvir): http://www.rdio.com/artist/Gotan_Project/



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s